Abaixo assinado coleta assinaturas para proteger as árvores de Vitória-PE

Jaqueira Bela Vista Vitória-PE

compartilhe

O projeto de Lei Mais Árvores Vitória-PE criado pelo Vereador André Carvalho precisa da força da população para que seja aprovado em votação na Câmara Municipal de  Vereadores.

Isso por que a atual gestão de Vitória-PE, em suas obras, como as de alargamento de ruas, entre outras, já derrubou mais de 100 árvores sem grandes explicações do porque estava realizando a derrubada.

Desmatamento na Avenida Silva Jardim , bairro Matriz
Desmatamento na Avenida Silva Jardim , bairro Matriz

A realidade é que os vitorienses se habituaram a ver cenas onde, muitas delas centenárias, são derrubadas da noite para o dia sem que sua história seja considerada.

Como foi o caso da última avenida desmatada, a Silva Jardim, localizada no bairro da Matriz (Vitória-PE), onde dezenas foram ao chão. Deixando para trás um cenário arborizado e ventilado, para dar lugar ao sol quente e a sensação de alto calor.

Os moradores tiveram uma surpresa, já que as árvores foram derrubadas na madrugada do dia 1 de novembro, enquanto boa tarde da rua estava recolhida em suas residências.

Não só a avenida da Matriz como o bairro do Maués, a praça do Livramento, a praça da Rua Amarela e outras regiões da cidade foram desmatadas sem maiores explicações oficiais com respaldo de análise ambiental e urbanística.

Avenida Dom João Costa no bairro do Maués antes de sofrer um desmatamento
Avenida Dom João Costa no bairro do Maués antes de sofrer um desmatamento
Avenida Dom João Costa bairro Maués depois de sofrer desmatamento
Avenida Dom João Costa bairro Maués depois de sofrer desmatamento

A Presidente do PDT, em Vitória-PE, Hérika Araújo, junto com o vereador André Carvalho fizeram um experimento nas ruas da cidade para exemplificar a necessidade da presença das nossas amigas verdes.

A ideia do experimento consistiu em medir a temperatura do solo com um termômetro de superfície, na intenção de mostrar o contraste entre a temperatura do solo debaixo de sombra, comparada ao solo exposto diretamente ao sol.

O resultado foi certeiro: o solo que recebia o sol diretamente sem a sombra de uma árvore media acima de 39 graus Celsius, já o solo debaixo da sombra, chegava à 35, aproximadamente.

Já se tornou senso comum que precisamos preservar o meio ambiente e esse pensamento acaba, algumas vezes, passando batido por parecer óbvio.7

Mas, chegamos num ponto que essa verdade tão clara precisa ser defendida: precisamos proteger o meio ambiente.

Por que Vitória-PE precisa desse Projeto de Lei?

A proposta do Projeto de Lei intitulada Mais Árvores Vitória pretende estabelecer alguns requisitos para que a poda  aconteça de forma responsável.

No cotidiano do nosso município, a arborização é muito mais do que elemento decorativo. Ela é fundamental para a vida urbana e rural, oferecendo uma gama de benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.

Benefício das árvores para a vida na cidade

Do ponto de vista ecológico, elas desempenham um papel crucial.

  • Elas produzem oxigênio,
  • ajudam na absorção de águas pluviais,
  • reduzem a poluição atmosférica e sonora,
  • além de oferecerem abrigo e alimento para a fauna local.

Esses benefícios se refletem nas ruas e bairros, onde sua presença é marcante, contrastando com áreas desprovidas de vegetação.

Estudos têm apontado uma conexão entre áreas arborizadas e a redução da criminalidade, violência doméstica e até mesmo um aumento na sensação de bem-estar e produtividade em ambientes escolares e de trabalho.

A presença de árvores também promove a coesão social, estimula a prática de atividades ao ar livre e contribui para processos de recuperação após situações de estresse.

Além dos impactos sociais e ambientais, há uma valorização econômica associada à presença de árvores nas cidades. Elas auxiliam na diminuição do consumo de energia elétrica, reduzem os custos de manutenção asfáltica devido ao sombreamento das ruas e ainda valorizam as propriedades, aumentando o interesse de compra, o valor de venda e a percepção de bem-estar da comunidade.

É cada vez mais evidente que a presença de árvores nos centros urbanos não só contribui para a melhoria da qualidade de vida, mas também se mostra um atrativo para investimentos locais, evidenciando a importância de sua preservação e expansão em nossas cidades.

Não podemos aceitar que nossas árvores centenárias sejam derrubadas dessa forma irresponsável. Precisamos de transparência nos passos da gestão. Protejam nossas árvores, assine essa petição para esse projeto virar lei na cidade.

Além disso, acompanhe o Ministério do Meio Ambiente, vamos preservar.

ASCOM

ASCOM

Assessoria de comunicação do Vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho.

Posts Mais Recentes