Descaso em posto de saúde de Vitória- PE

Faixada do posto de saúde de Lagoa Redonda e frente da construção do mesmo.

compartilhe

O Conselho Regional de Odontologia interditou o consultório odontológico do Posto de Saúde localizado em Natuba, Vitória de Santo Antão. Problemas na estrutura como mofo e infiltrações generalizadas motivaram a decisão do CRO (Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco).

A interdição ética foi realizada no dia 18 de novembro. O CRO  publicou, em sua página do Instagram, um texto onde afirma que a situação do local coloca em risco a saúde da equipe de funcionários e dos pacientes. Também publicou registros de imagem onde é possível comprovar a quantidade de mofo e infiltrações nas paredes do consultório onde pacientes deveriam ser atendidos.

As leis que regem a Segurança do Trabalho asseguram que o ambiente laboral deve estar longe de riscos. Mas essa ainda não é uma realidade em Vitoria de Santo Antão, porque moradores de um outro bairro da cidade relataram ao vereador André Carvalho, terem encontrado algumas semelhanças com o Posto que foi interditado em Natuba.

Posto de saúde em Lagoa Redonda

André fiscalizou o Posto de Saúde em Lagoa Redonda e registrou em imagens uma série de irregularidades denunciadas por moradores: paredes mofadas, falta de medicamentos e escassez de médicos para atender os pacientes. Em sua visita, pode perceber o quanto a população de Lagoa Redonda precisa de melhores condições na saúde.

Um morador antigo da comunidade relata desafios recorrentes:

“A dificuldade toda aqui é o atendimento médico que não tem. Tem uma enfermeira que atende, mas não é a mesma coisa. As pessoas, às vezes, madrugam aqui para pegar uma ficha, uma vaga. Tem vezes que você passa aqui de manhã cedo e a fila tá chegando lá em baixo, naquele muro. E, às vezes, as pessoas ficam aí num sol de rachar, chega cedo esperando um atendimento… As vezes não tem as fichas suficientes pra atender a população”.

Desabafa Junior Oliveira, que trabalha como locutor e mora em Lagoa Redonda por mais de dez anos. Ele continua: “Eu moro aqui em Lagoa Redonda a mais de dez anos e essa dificuldade sempre existiu aqui.” Finalizou o locutor, decepcionado com o posto de saúde de seu bairro.

André questionou o Posto sobre a ausência de médicos e foi informado de que o dia em que ele realizara a visita não era o escalado para a presença dos mesmos. Além disso, ele pode registrar a falta de alguns medicamentos nas prateleiras. Essa é uma realidade de quem vive distante do centro da cidade.

Em outras ações fiscalizadoras que André realizou em Unidades Básicas de Saúde em Vitória de Santo Antão foi possível perceber que o centro recebe maior abastecimento e melhorias, enquanto bairros afastados não são encarados como prioridades.

Veja a repercussão do caso nas redes

O vereador André postou um vídeo comentando o caso da interdição do consultório odontológico da Unidade Básica de saúda em Natuba. Veja algumas reações de espectadores.

“Situação semelhante encontrada em muitos municípios, mas poucos com quem fiscalize. Parabéns’ comentou um espectador”.

“Lamentável, André! Várias unidades de saúde em situações bem complicadas. As condições de trabalho e a saúde do trabalhador precisam de atenção e cuidado. Pensar sobre essas melhorias precisa pensar em melhorias nas estruturas das unidades”. lamentou outro.

Veja mais:

“Já faz 2 meses que estamos sem médico aqui no posto de Lagoa Redonda, agora eles estão marcando pra ser atendido na UPA, mas antes , você teria que procurar em outra unidade. Muito lamentável essa situação”.

“Muito bem. O povo pensa que oposição é atrapalhar os governos, quando na verdade é isto, fiscalizar e cobrar a boa utilização dos recursos públicos. E não só oposição, mas situação também. Trabalha, André”.

Acompanhe o trabalho de fiscalização de André, sua atuação política é comprometida em deixar o uso do dinheiro público transparente para a população.

André Carvalho

André Carvalho

Vereador mais votado do PDT em Pernambuco e militante do PND. Realiza um trabalho de fiscalização e transparência em Vitória de Santo Antão- PE.

Posts Mais Recentes