IMPORTANTE: Estudantes da UFPE realizaram aula prática na Câmara de Vereadores em Vitória-PE

Na imagem, André Carvalho está rodeados de estudantes da UFPE e seu professor de Ciência Política em frente à Câmara de Vereadores em Vitória-PE
Estudantes da UFPE realizaram uma aula prática na Câmara de Vereadores em Vitória-PE. Veja também outras ações que incentivam a participação popular na política.

compartilhe

O motivo da visita dos estudantes da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) à Câmara de Vereadores em Vitória de Santo Antão foi a realização de uma atividade prática onde os graduandos tiveram de construir Projetos de Leis sobre problemáticas da cidade antonense.

Na imagem, estudantes da UFPE sentados no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória-PE

O evento ocorreu numa quarta-feira, 26 de abril de 2023, na Casa Diogo de Braga, localizada no bairro do Livramento em frente à praça Três de Agosto, nº 72.   A turma de alunos está cursando Ciência Política e puderam experimentar na prática a dinâmica de uma apresentação de Projetos de Leis.

Na imagem, André Carvalho fala um pouco sobre os antigos presidentes da Câmara de Vereadores em Vitória-PE. Os estudantes da UFPE ouvem atentamente.

Alguns vereadores da casa estiveram presentes, o que deu ainda mais veracidade à apresentação. Após as ideias serem apresentadas no plenário pelos estudantes, os parlamentares teceram comentários críticos e construtivos sobre pontos que chamaram a atenção e discutiram a respeito.

Na imagem, André Carvalho conversa com seu professor de Ciência Politica da UFPE

O professor da turma e procurador federal Luiz Henrique Diniz Araújo também marcou presença, assim como o vereador André Carvalho, que é aluno da mesma turma. O evento foi proposto pelo pedetista com a intenção de proporcionar um espaço prático para que os estudantes pudessem vivenciar a dinâmica legislativa.

Na imagem, estudante da UFPE na tribuna da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão

Na imagem, estudante da UFPE na tribuna da Câmara de Vereadores de Vitória-PE

Projeto de Leis criados pelos estudantes de Ciência Política da UFPE são apresentados na Câmara de Vereadores

“Eu achei tudo muito interessante. A ideia de um estudante elaborar um Projeto de Lei, apresentar ele pros seus colegas de turma dentro de uma Câmara, bem como a a experiência de discutí-los numa sessão com a presença de vereadores”. Afirma Bruna Morais, professora universitária e advogada.

Na imagem, Bruna Morais, advogada e professora

Ela ainda reforça o quanto foi positiva a pesquisa que os graduandos tiveram de realizar sobre Vitória de Santo Antão, mesmo sendo cidadãos recifenses. Um dos grupos de alunos da turma, por exemplo, pesquisou a história de Florianita Oleron, a primeira mulher vereadora de Vitória-PE.

A pauta ambiental também esteve muito presente nos projetos criados e isso mostra o quanto a juventude tem a acrescentar aos espaços políticos. Tanto legislativo quanto executivo e judiciário. Incentivar ações de participação popular na vida pública é necessário para construir um Brasil cada vez mais democrático.

Projeto Parlamento Jovem leva estudantes para conhecer a vida política na Câmara

No mês de abril de 2022 o vereador André Carvalho esteve presente em uma ação estudantil realizada também na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão. Na ocasião, uma boa quantidade de alunos vindos do colégio vitoriense Potencial realizaram uma visita ao prédio legislativo.

Acompanhados do professor Sávio, eles exploraram o ambiente, onde puderam aprender sobre a história dos antigos presidentes da casa, visualizar o espaço do plenário onde são realizadas as sessões e audiências e aprenderem um pouco sobre cada vereador que compõem o quadro parlamentar da cidade.

André Carvalho esteve presente durante a visita e pode contribuir com algumas explicações sobre o funcionamento da Casa para os jovens atentos no conteúdo que estava sendo compartilhado. Essa ação faz parte de um projeto criado pela Câmara dos Deputados chamado Parlamento Jovem Brasileiro.

A criação do Parlamento Jovem é determinado por lei e tem uma função bastante interessante e proveitosa para os alunos em formação. Ela ocorreu no município de Palmeira, no estado do Paraná, e tem como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio a vivência do processo democrático através da participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, por meio do exercício de mandato.

O exercício de mandato terá caráter instrutivo e participativo, com a duração de um ano, e a eleição acontecerá em duas etapas. O estudante eleito pelo voto na escola e posteriormente pelo voto dos vereadores será denominado como “Vereador Júnior” e deverá obrigatoriamente ser estudante do ensino fundamental e médio (7º E. F ao 2º E.M), com idade máxima de 18 (dezoito) anos.

ASCOM

ASCOM

Assessoria de comunicação do Vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho.

Posts Mais Recentes