Estudantes de Vitória-PE sofrem alto calor no transporte universitário

Alto calor no transporte universitário em Vitória-PE

compartilhe

O transporte universitário tem se tornado cada vez menos confortável para os estudantes que moram em Vitória-PE, mas realizam a graduação em Recife-PE. Isso por que os aparelhos de ar-condicionado dos  ônibus estão quebrados causando alto calor dentro do automóvel.

A situação tem se agravado com a chegada das altas temperaturas causadas pelo sol intenso. As viagens que duram aproximadamente 40 minutos indo de Vitória à Recife tem sido motivo de transtorno para os estudantes que precisam do conserto desses ar-condicionados para que a situação volte ao normal.

Estudantes de Vitória-PE sofrem alto calor em transporte universitário com ar-condicionado quebrado

O vereador André Carvalho enviou um requerimento para a Secretaria de Educação direcionado ao departamento de Transporte Universitário, na intenção de receber informações esclarecedoras

Porém, a resposta não foi animadora para os estudantes, o documento foi recebido pela Secretaria de Educação no dia 20 de novembro deste ano e, até o momento de publicação desta matéria não foi respondido.

O vereador André Carvalho teve de assumir um novo passo para conseguir essas informações: um mandado de segurança, afim de garantir que as informações sejam repassadas à população.

A situação dos transportes universitários não pode continuar dessa forma, uma vez que o alto calor prejudica a saúde desses estudantes que dependem da locomoção todos os dias.

É preciso garantir ao estudante o direito à educação e isso não se limita apenas ao ingresso na universidade, mas sim, à permanência desse aluno durante todo o período letivo.

Problemas como esses podem fragilizar o desempenho do aluno em seu desenvolvimento dentro da universidade. Nós, enquanto município, precisamos preservar a educação de nossas crianças e jovens. Eles são o futuro!

A luta pelo transporte universitário em vitória-pe

Não é de hoje que os estudantes precisam lutar pelos seus direitos. Aqui mesmo, em Vitória-PE há alguns anos atrás, a luta era para garantir os próprios ônibus para que os estudantes pudessem realizar sua graduação em Recife sem ter de pagar passagem todos os dias.

Na época, o vereador André Carvalho uniu uma boa quantidade de estudantes e apoiadores da causa para cobrar mais ônibus com a finalidade de solucionar a falta de vagas para novos estudantes e a falta de manutenção nos ônibus já disponíveis até então.

Protesto de estudantes cobrando melhorias no transporte universitário
Universitários de Vitória de Santo Antão protestam por volta de ônibus intermunicipais

Intitulado como Regula Busão, o movimento atraiu bastante pessoas, chegando a formar uma passeata no meio do desfile de bandas e fanfarras no feriado de Sete Setembro, onde a população da cidade estava toda reunida.

Protesto por melhorias no transporte universitário em Vitória de Santo Antão Regula Busão
Universitários de Vitória de Santo Antão protestam por volta de ônibus intermunicipais

Protesto de estudantes em Vitória-PE vira matéria no G1.com

Na época, o portal de notícias da Globo, o G1.com publicou uma matéria sobre o protesto organizado pelo vereador André Carvalho junto com os estudantes.

Na ocasião, estudantes universitários de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, realizaram um protesto pelas ruas da cidade no sábado/ 20 de 2017.

A manifestação, que tinha como objetivo cobrar da administração municipal o fim da suspensão dos ônibus intermunicipais para o transporte dos alunos até as faculdades no Recife, ocorreu entre aproximadamente 9h30 e pouco antes das 11h, em frente à sede da prefeitura, no bairro do Livramento.

Cerca de 100 universitários se reuniram para reivindicar a volta dos ônibus intermunicipais, conforme relatou Victor Santos, um dos representantes do movimento.

Segundo ele, esse transporte existia desde 2002, mas foi suspenso em novembro de 2016 por falta de manutenção nos ônibus, os quais não ofereciam segurança aos passageiros.

Santos, que morava no município e se deslocava até o Recife para aulas de jornalismo numa faculdade privada, ressaltou a importância desse meio de transporte para os estudantes da região.

O Regula Busão foi um movimento que ajudou a garantir o direito aos ônibus universitários para os alunos vitorienses que realizam faculdade e cursos no Recife. Essa luta foi vencida, mas é preciso fiscalização e transparência para que o serviço continue sendo oferecido de forma digna aos estudantes.

ASCOM

ASCOM

Assessoria de comunicação do Vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho.

Posts Mais Recentes