CULTURA: Lei Paulo Gustavo trará mais de 1 milhão de reais para os artistas em Vitória-PE

Na imagem, Paulo Gustavo está sendo homenageado
A presidente do PDT em Vitória-PE, Hérika Araújo, foi convidada para lançamento da Lei Paulo Gustavo junto ao produtor cultural Pablo Dantas, que também marcou presença.

compartilhe

Vitória para a cultura. A Lei Paulo Gustavo foi regulamentada nesta última quinta-feira, 11 de maio de 2023, pelo governo Lula. Ela vai destinar 3,8 bilhões de reais para cultura, distribuindo o recurso entre distritos federais, estados e municípios. Segundo o site do Governo Federal, esse é o maior recurso na história do país a ser investido nessa área até agora.

Na imagem, Hérika Araújo, presidente do PDT em Vitória-PE está ao lado de Pablo Dantas, produtor CulturalPresidenta do PDT de Vitória-PE, Hérika Araújo, esteve na Bahia para evento da Lei Paulo Gustavo

A produtora cultural e presidente do PDT de Vitória-PE, Hérika Araújo, esteve ao lado de Pablo Dantas, também produtor cultural vitoriense, no evento de lançamento da lei que aconteceu em Salvador (Bahia). Ambos marcaram presença nos três dias seguidos de agenda cultural.

O conhecimento absorvido será aplicado numa audiência pública que será realizada no dia 06 de maio na Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão.  A intenção principal é reunir  os artistas locais afim de debater e informar a  classe sobre o passo a passo desse processo.

Ainda sobre a cerimonia em Salvador, é interessante informar que o evento foi gratuito ao público e contou com algumas atrações culturais, como também a presença de muita gente importante para a causa. Além do atual presidente, Luiz Inácio, acompanhado da primeira dama Janja, a Mônica Martelli, atriz global, também marcou presença para homenagear o ator e humorista.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a uma formação completa que durou três dias, além do lançamento oficial da regulamentação. A previsão é que Vitória de Santo Antão receba mais de 1 milhão de reais, o que irá contribuir significativamente para o desenvolvimento cultural da cidade.

 

Na imagem, agentes e fazedores de cultura estão reunidos no plenário da Câmara Municipal para debater a lei Paulo Gustavo

Audiência Pública reune artistas para debater lei Paulo Gustavo em Vitória-PE

A presidente do PDT, Hérika Araújo, reuniu os artistas de Vitória de Santo Antão na Câmara Municipal afim de debater a lei Paulo Gustavo. Ela organizou uma audiência pública através do mandato do vereador André Carvalho onde atua como assessora.

Na imagem, artista de Vitória está tocando um pequeno violino

O evento foi realizado na noite da terça-feira 17 de maio de 2023 e contou com a presença de diversos artistas locais e profissionais da cultura como Cleiton Santiago (Secretário de Cultura), Ricardo Lima (Presidente do Conselho de Cultura) ambos de Vitória-PE.

Na imagem, Agricélia Genuino segura microfone na mão e explica o passo a passo para a aplicação da lei Paulo Gustavo

Um dos membros da comissão Operativa Nacional da Lei P. Gustavo, Agricélia Genuíno, esteve presente e explicou alguns tópicos mais importantes sobre a distribuição do recurso e aplicação nos municípios. Junto a ela, Cecília Canuto do Conselho Estadual de Preservação do Estado e o Conselheiro do Estado, Jocimar Gonçalves.

Na imagem, classe artística está sentada nas cadeiras do plenário escutando as falas importantes debatidas durante a audiênca

A contribuição desses profissionais com informação técnica sobre os trâmites da lei foi de muita importância para que a classe artística tenha noção de como realizar uma mobilização efetiva. De posse dessas informações, o próximo passo dos agentes de cultura é contribuir com a SECULT (Secretaria de Cultura) para a construção de um edital.

O que é a lei Paulo Gustavo? Essa e outras perguntas mais frequentes.

A Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022), aprovada para enfrentar os impactos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19, tem como principal objetivo apoiar a cultura no Brasil. Para isso, ela destina R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) aos estados e municípios do país.

De onde vem o dinheiro que vai distribuir os recursos?

Os recursos que serão distribuídos potencialmente para todo o Brasil tem origem no Fundo Nacional de Cultura e no Fundo Setorial. Esses são recursos da cultura que devem ser usados especificamente nesta área, por isso é importante fiscalizar a aplicação do dinheiro nos projetos a serem realizados com tal incentivo.

Pernambuco será contemplado por esse recurso?

Sim. Agora que a lei foi sancionada e o presidente assinou o decreto que a torna regulamentada, o próximo passo a ser realizado é a produção de propostas. Cada Estado, Distrito Federal e Municípios apresentarão propostas para aplicação desse recurso. Pernambuco também está incluído.

A cidade de Salvador (Bahia) foi a sede do evento onde o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto que regulamenta a lei. Figuras públicas importantes estiveram presentes para comemorar essa sanção que homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo levando seu nome como título.

Na imagem, Margareth Menezes, a Ministra da Cultura está falando atrás de u m microfone posicionado com o apoio de um tripe.

A Ministra da Cultura, Margaret Menezes, deixou algumas palavras para o público

A emoção foi um sentiment0 que marcou a cerimônia.  A atual Ministra da Cultura foi às lágrimas enquanto assistia uma das apresentações de dança realizada no palco. Em outro momento, ela demonstrou o quanto estava feliz: ” Hoje é meu dia, quero alegria, porque a tristeza mandei embora. Já era hora de ela partir e a cultura ficar aqui, feliz agora”. Poetizou a ministra.

Na imagem, Margareth Menezes, a Ministra da Cultura se emociona ao assistir a uma apresentação cultural no evento de lançamento da Lei Paulo Gustavo
A Ministra da Cultura se emociona ao assistir apresentação cultural no evento de lançamento da Lei Paulo Gustavo

Ela seguiu com seu discurso onde trouxe uma lista de agradecimentos à nomes importantes na construção da lei e tocou em pontos centrais no desdobramento desse incentivo: o fomento à cultura diversa. Ainda no microfone, reforçou sua admiração pelo presidente Lula e pela sua terra: a Bahia.

A plateia comovida, logo no início de sua fala, soltou  um canto coletivo com uma de suas músicas mais famosas: Faraó. Ela sorriu desconcertada e afirmou que logo mais faria um trechinho. O clima entre todos era de leveza e comemoração da volta de um governo que incentiva a cultura e sua diversidade.

Já perto do fim do evento, o presidente assina o decreto enquanto todos aplaudem. Esse é um momento histórico no Brasil. A classe cultural só tem a ganhar com iniciativas como essas. Durante a pandemia muitos artistas deixaram de trabalhar devido ao isolamento e consequentemente comprometeram sua qualidade de vida. Essa assinatura é uma Vitória.

Na imagem, a atriz Mônica Martelli está falando sobre a importância de Paulo Gustavo para a cultura

Mônica Martelli não contém a emoção ao lembrar do amigo. “Estou chorando de alegria”.

Em um dos momentos de abertura, a triz Mônica Martelli foi convidada a deixar algumas palavras para o público. Na ocasião, ela entra no palco e sua fal inicial logo entrega a emoção em falar no nome do Paulo Gustavo: “Estou aqui emocionada, mas eu não tô chorando de tristeza não. Eu to chorando de alegria, Paulo Gustavo agora é lei”. Afirmou a atriz.

Recentemente, ela declarou que faze 2 anos e mais de 50 dias desde que o humorista veio a falecer. “Dois anos e 52 dias sem te abraçar, sem fazer planos de viagens, sem trocar ideias de projetos, sem ter sua opinião nas minhas decisões. ” Disse ela, através de um post publicado em seu Instagram, onde ela relembrou uma sequência de fotos e vídeos onde os dois aparecem gargalhando.

Paulo Gustavo mantinha uma relação íntima com seus amigos próximos e a amizade dele com Monica Martelli ficou conhecida pelo Brasil inteiro. Os filmes em que ambos interpretavam personagens que também eram amigos na trama chegou a lotar várias salas de cinema pelo país.

É lindo de acompanhar o quanto a Mônica ressignifica a dor de luto e da perda para um lugar de saudade e lembranças boas que o Paulo deixou para os amigos, familiares e o Brasil inteiro. A arte dele fez muitas pessoas sorrirem e hoje comemoramos a regulamentação de uma lei de incentivo à cultura com o seu nome. Ele será eterno em nossa história.

Cadastre seu melhor e-mail e fique por dentro de assuntos importantes. É necessário se mobilizar para transformar.

ASCOM

ASCOM

Assessoria de comunicação do Vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho.

Posts Mais Recentes