Moradores de Vitória-PE contam história de vida

Moradores do bairro Conceição II em Vitória de Santo Antão contando sua história para o vereador André Carvalho

compartilhe

O vereador André Carvalho está realizando uma série de entrevistas para ouvir as histórias de moradores da cidade. Diversos bairros de Vitória de Santo Antão já foram ouvidos e trouxeram bons exemplos de ensinamento e experiências de vida.

O quadro se chama Papo com André e tem a intenção de conversar com diversos moradores sobre sonhos, cotidiano e vida. Os vídeos são publicados em seu perfil do Instagram toda semana. A cada vídeo, um morador é ouvido.

O ser humano precisa entender que a ação de ouvir chega a ser uma virtude e faz bem à todas as relações que mantemos na vida. Por isso, não seria diferente na política, onde o mandato precisa estar atento ao que as comunidades querem falar.

Vereador André Carvalho conversando com Dona Leminha, moradora do bairro Alto do Cigano

Moradores como Dona Leninha

Andando de bairro em bairro na cidade, conseguimos encontrar diversas vivências inspiradoras como a de Dona Leninha, moradora do Alto do Cigano. Ela tem um lar dedicado à cachorros e gatos retirado das ruas, onde cuida deles oferecendo alguns tratamentos e comida.

Mas não é fácil manter essa ação, os desafios são muitos. André teve a oportunidade de sentar para conversar com ela e entender um pouco mais de sua vida e vontades. Logo na primeira pergunta, Leninha revela seu maior desejo: “se você fosse prefeita, o que faria pela comunidade?”.

Sem pensar demais, a resposta veio na certa ” Eu faria um abrigo… Uma clínica gratuita para a população”. Ela explica que a clínica dos seus sonhos contaria com uma pessoa para cuidar, outra para alimentar, medicar entre outros serviços.

Ainda na sua imaginação, seria construído um consultório para tratar dos animais doentes da comunidade. Ideias como essa de Leninha são poderosas e mostra como os moradores se importam com o coletivo de sua rua e bairro. Mas essa história não acaba por aí.

“Quem aperreia mais, gente ou bicho?” em tom de humor, o vereador André Carvalho direciona essa pergunta a ela, e a mesma responde, novamente com rapidez: “Gente, principalmente meus filhos”. Os dois riem e o vídeo continua. Além dessa, outras histórias foram exploradas.

Vereador André Carvalho conversando com Dona Eliziara, moradora do bairro Conceição II

Moradores como Dona Eliziara

A história de Eliziara começa com sua declaração mais bonita: “eu me considero uma mulher forte”.  E ao longo de suas falas ela deixa isso muito claro. A vitoriense mora sozinha, no bairro Conceição II aos 78 anos de idade e surpreende André ao revelar que faz tudo dentro de casa.

Ele conta que sua avó tem mais de 90 anos de idade e ainda faz corridas. “Corre mais rápido do que eu” brinca o vereador. Enquanto caminham pela rua, a conversa continua. Dessa vez, o assunto foi o sonho de Dona Luziara: Fazer os calçamentos da rua e deixar tudo bonito.

Em seu sonho, a comunidade receberia água de forma regular, segundo ela “para o pessoal ficar desaperreado”. Ainda afirma que é uma mulher forte e que hoje se sente feliz.  Conta que teve bons e maus momentos na vida, mas que hoje agradece a Deus por tudo o que passou.

Para além de conversar com os moradores sobre a vida e o lado bonito dela, o mandato do vereador André Carvalho realiza um trabalho de fiscalização dos gastos públicos para entender como esse dinheiro está sendo usado e distribuído.

Somado a isso, também está sendo realizada, também, uma série de reportagens que tem a intenção de investigar os problemas dos bairros da cidade e cobrar uma providência da Prefeitura. André e sua equipe atendem os pedidos de visita para determinado local, realizam uma matéria com depoimento dos moradores e produzem um requerimento que é enviado à prefeitura.

Essas e outras ações você pode conferir aqui mesmo no site. Temos tudo detalhado em nossa sessão atuação e blog, lá você encontra matérias sobre diversos assuntos relacionados à Vitória de Santo Antão, Pernambuco e Brasil. É importante ficar atento nesse assunto, a política deve ser para todos.

ASCOM

ASCOM

Assessoria de comunicação do Vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho.

Posts Mais Recentes