O que faz um vereador?

Vereador André Carvalho conversando com estudantes na Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão

compartilhe

Nessa matéria você vai aprender o que faz um vereador, quais as obrigações do cargo, como funciona o dia a dia dessa figura pública além de outras curiosidades colocadas em exemplos práticos.

Seja seu objetivo cobrar um bom trabalho dos parlamentares ou até se enveredar pela carreira política, a leitura desse artigo vai te trazer informações importantes que todo cidadão deve saber.

O que significa a palavra vereador?

Note que no parágrafo anterior foi usada a palavra “enveredar”, percebeu? E escolha não foi por acaso, essa palavra carrega um significado interessante para a discussão do nosso tema.

Se olharmos para a estrutura dessa palavra vamos perceber a presença de outra: “vereda” que, segundo o Dicionário Online de Português tem o sentido de “Caminho alternativo através do qual se consegue chegar mais rápido a um determinado local; atalho”.

Tudo isso está ligado, também, ao sentido da palavra vereador que tem sua origem na palavra “verea”, segundo o site Etimologia da Palavra é a forma arcaica de “vereda”, que significa caminho, estrada.

Dessa forma a palavra originou o verbo verear até chegar ao que entendemos hoje por vereador. Aquele que é o caminho entre as necessidades da população e o poder legislativo.

Qual a função de um vereador?

Dentro das Câmaras Municipais muitas decisões importantes são tomadas um exemplo disso foi um projeto que tinha a intenção de proibir a venda de fogos de artifícios em Vitória de Santo Antão por conta do prejuízo causado em pessoas do espectro autista, animais etc.

O projeto de Lei foi criado por três vereadores: André Carvalho, André Saulo e Gold do Pneu e foi aprovado na Câmara. Viu como a função de um vereador é importante e precisa da atenção da população?

A elaboração de leis é uma das funções do cargo. É aqui onde muitos assuntos que estão sendo abordados pela população da cidade podem se tornar um Projeto de Lei ou requerimento.

O requerimento é uma solicitação formal criada pelo vereador e enviada à prefeitura geralmente no intuito de cobrar melhorias para uma região ou pode ser útil, também, na cobrança por informações que estejam sob domínio da Prefeitura.

Só para que vocês entendam melhor, o vereador André Carvalho produziu diversos requerimentos enviados à Prefeitura e um deles teve a intenção de cobrar transparência do dinheiro público utilizado na compra de ar-condicionado para as escolas do município.

No requerimento, André solicitou que a Prefeitura informasse com clareza em quais escolas esses equipamentos foram instalados para que assim pudesse fiscalizar a sua efetividade.

Fiscalização e ações da prefeitura:

A fiscalização é uma outra importante atribuição do vereador. É preciso que os parlamentares estejam em prontidão para observar o passo a passo da prefeitura e dizer se eles estão sendo coerentes no manejo do dinheiro público.

Um bom exemplo prático dessa fiscalização é o Ranking de obras inacabadas, quadro que o vereador André Carvalho criou em suas redes sociais. Ele consiste em mapear todas as obras anunciadas pela Prefeitura e fiscalizar o andamento delas.

Informando valor, data de início e dias de atraso de cada uma das construções, o que permite à população entender como cobrar com mais foco.

A equipe do vereador foi pessoalmente em cada obra para fotografar as construções e realizou um levantamento de dados pelo portal da transparência afim de obter as informações oficiais de data de início, prazo e condições de cada obra.

Além dessas ações, ouvir a população da cidade é necessário para que o vereador esteja antenado do que acontece nos bairros e distritos. A escuta é indispensável, pois dessa forma, a voz da comunidade chega até a Câmara Municipal.

Um vereador que humaniza sua comunicação

Vereador André Carvalho conversando com moradores o bairro Conceição II

O vereador André Carvalho foi citado como referência num curso ministrado em Brasília pelo professor Marcelo Vitorino que é especialista em marketing político e eleitoral. Um dos alunos estava presente e comentou que foi falado à respeito do vereador durante a aula.

Além disso, Marcelo elogiou a forma como o vereador escolhe fazer da população a protagonista de suas pautas e publicações. Desde o inicio de seu mandato, o pedetista foca em oferecer propostas para os problemas da cidade. Para isso, costuma seguir um caminho certeiro: ouvir os moradores dos bairros.

O fato de André Carvalho ter sido o vereador mais votado do PDT em Pernambuco e o mais bem votado em Vitória-PE  também foi um tópico abordado pelo professor.

A intenção dele foi  trazer um exemplo de práticas positivas na comunicação política. Incentivar seus alunos a pensarem no povo e construir uma conexão que funcione e chegue até o público: as pessoas precisam se sentir ouvidas.

Marcelo Vitorino é um professor conhecido na área por ser especializado em marketing político e eleitoral. Só de marketing, ele tem quase 20 anos de experiência e no digital, entrou em 2006 para traçar sua carreira, também, na internet.

Foi um dos primeiros profissionais do formato tradicional a se reinventar na internet. O currículo dele é extenso e, em seu site, lista as figuras pública para as quais já trabalhou. Algumas delas são o atual vice-presidente da república Geraldo Alckmin e o José Serra, que foi candidato à presidente nas eleições de 2002.

Seus cursos ajudam diversos candidatos a consolidarem uma estratégia efetiva. Na política, não adianta ter só vontade e boa oratória, é preciso ser inteligente e estar aliado à bons profissionais que sejam capazes de entender o cenário eleitoral.

Ter seu trabalho reconhecido por um profissional experiente do marketing político é motivo de alegria de saber que estamos no caminho certo. E quando as pessoas agradecem nas ruas, mandam mensagens nas redes parabenizando pelo trabalho feito é muito gratificante. Esse é o melhor reconhecimento que tem: o da população. É o que dá gás de continuar firme”. Comentou André Carvalho.

Marcelo Vitorino elogiando trabalho do vereador André Carvalho

Porque os eleitores se importam menos com vereadores nas eleições?

Mesmo com a importância do cargo de vereador, muitas pessoas, durante a eleição, voltam seu foco para a escolha dos prefeitos. Um comportamento parecido acontece nas eleições presidenciais, onde a maior atenção é voltada para os candidatos à presidência.

“Essa é uma distorção da nossa democracia. Nós estamos acostumados mesmo a prestar mais atenção no chefe do executivo: o  prefeito, o governador e o presidente e a gente esquece do legislativo.

O presidente da Escola Parlamento, Alexsandro Santos,  explica esse fenômeno com base numa análise da história do Brasil. Segundo ele, isso acontece porque nós brasileiros vivemos muitos processos de ditadura, em que o legislativo era fechado e não recebia a devida importância merecida.

Parlamento jovem

A Câmara de Deputados criou um projeto que tem a ideia de introduzir estudantes na vivência de um parlamentar. Das escolas para a Câmara: os alunos são escolhidos através de votação que ocorrem nos próprios colégios.

A experiência fortalece o pensamentos crítico dos estudantes uma vez que eles participam de simulações de sessões, produção de requerimento e outras atividades corriqueira na vida de um deputado e vereador.

Iniciativas como essa também ocorrem na cidade de Vitória de Santo Antão na Câmara Municipal e vereadores. O projeto jovem parlamentar recebe estudantes de escolas municipais e realiza ações importantes.

Dessa forma a gente vai conseguindo, aos poucos, espalhar informação  e esclarecendo cada vez mais a política pra que ela seja acessível e de entendimento da população. Que nosso jovens transforme a sociedade que vivemos hoje.

ASCOM

ASCOM

Assessoria de comunicação do Vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho.

Posts Mais Recentes