Coheça os pontos históricos de Vitória-PE e seja turista da sua própria cidade.

Pontos históricos de Vitória-PE Paróquia da Matriz de Santo Antão

compartilhe

Veja os pontos históricos de Vitória-PE e conheça um pouco da cultura presente em cada um deles.  Há três anos atrás, o vereador André Carvalho gravou um vídeo detalhando esses pontos que vão te fazer amar ainda mais a cidade.

Pontos históricos de vitória-pe Monte das Tabocas
Gustavo Leonel falando sobre a história do Monte das Tabocas

Pontos históricos de Vitória-PE:

O Monte das Tabocas

O Monte das Tabocas é um dos lugares mais importantes de vitória de São Antão. Aqui, em 3 de agosto de 1645, houve uma importante batalha entre lusos brasileiros e holandeses, denominada de Batalha do Monte das Tabocas, importante evento da insurreição pernambucana.

O nome Tabocas vem da vegetação, que foi utilizada como armas para a batalha. Além disso, daqui, ainda é possível ter uma visão privilegiada da cidade.

pontos históricos de Viória-PE Ligas Camponesas
Wesllen Mneclesis, graduando em Educação Física pela UFPE, falando sobre a história das Ligas Camponesas

As Ligas Camponesas

As Ligas Camponesas foi o primeiro movimento em prol da reforma agrária de toda a América Latina. Elas iniciaram aqui, na Zona Rural de Vitória, no Engenho Galileia.

O advogado Francisco Julião, com o Gregório Lourenço e Zezé da Galileia, auxiliaram os camponeses na luta por uma vida digna no campo. A repercussão foi tão grande que uma notícia saiu no famoso jornal The New York Times.

E até o irmão do Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, esteve aqui para tentar impedir uma evolução do movimento.

Pontos históricos de Vitória-PE Igreja do Rosário do Homens Pretos
Júlio Galdino falando sobre a história da Igreja do Rosário dos Homens Pretos

A Igreja do Rosário

As igrejas dos Rosários foram construídas pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros, uma Irmandade Católica constituída com o intuito de abrigar a religiosidade do povo negro que, na época do período da escravidão, era proibido de frequentar as igrejas dos engenhos.

Essas, também, eram frequentadas pelos senhores de engenhos. A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Preto da cidade de Vitória de Santo Antão, foi construída no período entre colônia e império, na época, não existia a divisão entre igreja e estado.

O que explicava o fato de algumas igrejas serem usadas como zonas eleitorais nos períodos de eleição. Essa daqui, por exemplo, marca a história da cidade e da região, porque no ano de 1880, houve uma eleição que acabou em uma tragédia.

Hecatombe do Rosário

Esse episódio resultou na morte de 17 pessoas e ficou conhecida aqui, na região, como a Hecatombe do Rosário. Você pode conhecer mais dessa história assistindo à um documentário produzido por Djalma Andrade.

pontos históricos de Vitória-PE Paróquia da Matriz de Santo Antão
Juliana Freitas falando sobre a história da Paróquia da Matriz

Paróquia da Matriz de Santo Antão

Já a paróquia da Matriz de Santo Antão tem mais de 300 anos e está entre as mais antigas do estado, de maneira que não conseguimos determinar o ano de sua criação, porque ela foi demolida no século XIX. Ela foi pensada pelo Frei Francisco Maria, o mesmo que idealizou a Basílica da Penha no Recife.

A produção de cachaça sempre foi um ponto forte aqui de Vitória. Começou lá pelo século XVII e XVIII, no tempo áureo da produção de cana-de-açúcar.

Pontos Históricos de Vitória-PE vereador andré carvalho no enegenho bento velho

Engenho Bento Velho

Hoje, os engenhos na cidade são pontos turísticos. É um exemplo daqui, o Engenho Bento Velho, uma edificação portuguesa com móveis ingleses do século passado e até uma peça do último Kzar Russo.

Há um boato popular  de que o Engenho Bento Velho é mal assombrado. Caso você queira conferir, é só visitar o local à noite. Brincadeiras à parte, essa é só uma crença popular.

pontos históricos de vitória-pe instituto histórico e geográfico
Aline Morais falando sobre a história do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória-PE

Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão

Vocês sabiam que aqui na Rua Imperial, esta casa das leis de português serviu para hospedar D. Pedro II? Então, desde 1950, aqui funciona o Instituto Histórico Geográfico de Vitória de Santo Antão, que contém um acervo de peças que contam um pouco mais da cultura e da história da cidade.

Por trás do Instituto Histórico e Geográfico existe um anfiteatro chamado Silogeu, onde ocorrem vários eventos sociais e culturais da região.

Estação Ferroviária

A Ponte da Gaiola ou a Ponte Inglesa e a Estação Ferroviária são patrimônio de mais de 130 anos na cidade. Vitória
é cortada pela Estação Ferroviária, que interligava os bairros da periferia à capital pernambucana.

Esses e outros pontos históricos de Vitória-PE você pode conhecer um pouco mais no vídeo produzido pelo vereador André Carvalho e sua equipe há três anos atrás.

A históri da cidade também está presente em nossos monumentos e, por isso, precisamos preservá-los de vandalismos e das ações do tempo para que continuem vivos e resistentes.

O IPHAN, órgão do Governo Federal tem tido algumas iniciativas quanto a preservação do patrimônio cultural. Esse é um dever do Estado e, também, nosso: o de zelar pela história de nossa cultura.

Davi Mandarel

Davi Mandarel

Davi Mandarel, nascido e criado em Vitória de Santo Antão. Desde criança entorto palavras que viram textos, também conhecido como Copy. Assessor de pessoas públicas, influenciadores e empresas. Crio conteúdo para a internet e as pessoas dizem que gostam. Apaixonado por literatura! Graduando em Letras - Português UFPE

Posts Mais Recentes