Presidente do PDT em Vitória-PE é uma mulher. Conheça!

Hérika Araújo segura microfone no braço esquerdo e levanta o direito em sinal de força enquanto discursa

compartilhe

A história do PDT é construída, também, pelo nome de várias mulheres importantes, fortes e competentes. Fazendo uma viagem no tempo, podemos traçar uma linha que acompanha o partido desde figuras essenciais, como Getúlio Vargas e Leonel Brizola, até chegar ao nome de Hérika Araújo: atual presidente do PDT em Vitória de Santo Antão.

Quem é a atual presidenta do PDT em Vitória-PE?Hérika Araújo vestida com camisa

Hérika de Araújo Silva tem 45 anos de muito trabalho e experiência. Nascida e criada em Vitória de Santo Antão.  Filha de José Gomes e Maria José, graduada em Ciências Contábeis pela SOPECE, Facilitadora Cultural pela Minc-FGV-RJ e especilizada em Gestão Municipal pela UFRPE. Logo à frente você vai acompanhar seu currículo detlhadamente.

Desde menina, ela conta que vivenciou um verdadeiro matriarcado dentro de casa.  E explica o porque: quando seu pai veio a falecer, em  2000, aos 51 anos, ela, sua mãe e irmãs tiveram que se virar e tocar a vida. Com o dinheiro que fez no escritório, conseguiu pagar a faculdade de suas duas irmãs.

Ao redor de uma mesa de madeira, Hérika Araújo conversa com suas duas irmãs, mãe e sobrinha
Hérika está reunida com suas duas irmãs, mãe e sobrinha.

Uma curiosidade sobre a vida de Hérika é que tanto sua mãe e pai sabiam tocar violão e faziam rodas de cantiga com os vizinhos no sítio onde moravam. Essa veia artítica não ficou só entre os pais, pois dois de seus tios chegaram a trabalhar em circos realizando atrações no Globo da Morte.

img-herika-araujo-com-suas-irmas-e-em-um-projeto-cultural-apoiado-pelo-funcultura

Toda essa vivência lúdica encantou os olhos da mulher ainda menina e fez com que ela crescesse admirando a arte. Até que ela cresceu e não deu outra: sua trajetória profissional é bastante ligada a realizações artísticas. Hérika dedicou muito do seu tempo a construir políticas culturais para diversos artistas de sua cidade e região.

Veja o currículo da presidenta do PDT em Vitória-PE

Hérika Araújo está posicionada ao lado de outras mulheres dentro da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória de Santo Antão

Competência e bastante trabalho. Graduada em Ciências Contábeis pela SOPECE, Facilitadora Cultural pela Minc-FGV-RJ e atualmente especializada em Gestão Municipal pela UFRPE. Experiências que somam peso e competência em sua articulação política. Além disso, seu currículo se expande pela áre cultural onde se encontrou por um longo período de tempo. Foi no ano de 2009 que entrou na Secretaria de Cultura em Vitória de Santo Antão.

Logo mais, estreava em sua vida o título de primeira presidenta. Presidenta do Conselho de Cultura, onde implementou as leis do Conselho, Plano e Fundo de Cultura na cidade, o que facilitou e deu ainda mais credibilidade ao trabalho de vários artistas locais. Hérika articula com diferentes secretarias de cultura de Pernambuco e vem desenvolvendo projetos e políticas culturais a mais de 10 anos.

Miguelina Vecchio, vice presidenta nacional do PDT sentada ao lado de Hérika Araújo, presidenta do PDT em Vitória de Santo Antão

Na foto acima, Hérika está ao lado de ninguém menos que Miguelina Vecchio, a presidenta nacional do PDT. Que também soma sua inteligência e capacidade à luta defendida pelo partido. Miguelino realiza um trabalho importante dentro do AMT (Ação de Mulheres Trabalhistas).

Hérika na Política

Daremos um salto temporal para o ano de 2020, onde ela se candidatou à prefeita em sua cidade, através de uma chapa coletiva composta por mulheres com espírito de liderança. O resultado foi positivo: em sua primeira campanha política, Hérika Araújo ocupou a 3º posição no ranking dos mais votados ao cargo de Prefeito.

Em 2022 ela se candidatou à deputada federal e fez uma campanha honesta para alcançar os diversos eleitores que puderam conhecer o seu trabalho. Ainda não chegou na Alepe e nem na prefeitura de sua cidade, mas o caminho é longo e ela tem disposição. Atualmente trabalha como assessora parlamentar no gabinete do vereador André Carvalho.

André Carvalho e Hérika Araújo na Câmara Munivipal um ao lado do outro

Onde o ajuda no trabalho duro, como em visitas às comunidades necessitadas, recebimento de denúncias por parte dos cidadãos, produção de audiências Públicas para discutir pontos necessários à população e outras atividades que fazem parte da atuação política de  André , que foi uma figura de apoio e companheirismo na construção da vida política de Hérika. A parceria e o apoio dos dois é muito positivo para a história do partido.

André Carvalho

André Carvalho

Vereador mais votado do PDT em Pernambuco e militante do PND. Realiza um trabalho de fiscalização e transparência em Vitória de Santo Antão- PE.

Posts Mais Recentes