O que a prefeitura de Vitória de Santo Antão estaria escondendo?

Na imagem, faixada principal da prefeitura da Vitória-pe. Prédio pintado de azul e branco.
Denúncias deduzem que a Prefeitura de Vitória-PE pode ter usado funcionários terceirizados para ajudar na campanha da filha do Prefeito.

compartilhe

Algumas denúncias foram recebidas e nelas os cidadãos de Vitória de Santo Antão consideraram uma possível incoerência da Prefeitura. O caso é o seguinte: o vereador Carlos Henrique, do Partido Progressista, fez um requerimento solicitando algumas informações da Prefeitura, uma iniciativa que faz parte da atuação política de um vereador: a de fiscalizar.

Mas ele foi barrado pela maior parte dos vereadores. Acompanhe esse caso,  tenho certeza que é de seu interesse, pois estamos falando do dinheiro público. Fique até o final dessa matéria e entenda a importância da fiscalização.

O que aconteceu na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão

Acontece que o requerimento foi vetado pela maioria dos vereadores e isso despertou o interesse do André Carvalho. O mesmo, assim que teve oportunidade de fala, perguntou à todos os presentes sobre o motivo de o requerimento ter sido vetado e não aprovado.

‘Eu só queria entender o motivo da Base de Governo para não aprovar esse requerimento.”.

Ao que foi respondido pelo André de Bau, presidente da Câmara: “Nem tudo o que é votado aqui você precisa entender”.

O que diziam as denúncias sobre a Prefeitura?

Nas denúncias recebidas pelo vereador André Carvalho e Carlos Henrique, a suspeita é de que a Prefeitura estaria contratando empresas terceirizadas para que essas, então, contratassem funcionários, afim de que estes trabalhassem na campanha de deputada estadual da filha do Prefeito.

O suposto esquema funcionaria para ocultar o nome dos funcionários do Portal da Transparência, constando neste, apenas o nome das empresas terceirizadas. O fato curioso é que a base do Governo vetou o requerimento que solicitou informações detalhadas a respeito da lista de funcionários.

Entenda o que é um requerimento

O requerimento é um  documento escrito que serve para fazer um pedido técnico destinado a alguma instituição, repartição ou órgão público.  Eles são muito usados no ramo político para que sejam exigidas informações mais claras sobre transações com o dinheiro público, por exemplo.

O vereador André Carvalho já enviou diversos requerimentos à Prefeitura para que pudesse realizar o seu dever de fiscalização. Esse documento, quando respondido, é um forte aliado na ação de esclarecer as informações que, por direito, devem ser públicas.

Relembre o caso de quando o vereador André Carvalho foi barrado em seu trabalho de fiscalização.

No caso citado acima, André sentiu que deveria olhar com  mais cuidado para os detalhes de uma compra de 412 aparelhos de ar-condiconado e solicitou mais informações através de um requerimento. A Prefeitura respondeu com o destino dos aparelhos de refrigeração.

Repercussão na internet

O vereador Carlos Henrique comenta o veto do requerimento que criou.

“O que mais impressiona nisso é que a própria Câmara, a quem deveria zelar pela livre atuação do Vereador, garantindo meios para a realização de seu trabalho, vem atuando contra suas próprias prerrogativas e atribuições, curvando-se à vontade do Prefeito.” Comentou ele no Instagram de André Carvalho.

Outros espectadores também fizeram um comentário sobre o caso. Leia e fique por dentro.

“Em quanto tiver esses tipos de vereadores que se vendem para todos prefeitos que assume a essa prefeitura daqui, vai ser sempre assim aqui em nossa cidade, porquê a maioria da bancada de vereadores se Venderam para o prefeito e 80% desses vereadores não pensam no povo e sim em dinheiro para o bolso deles”.

Veja também:

“Engraçado foi o Vereador que falou que não tinha Obrigação de falar Eu nem sei quem é ele? Então quer dizer que a população não tem direito de saber a Verdade né lamentável”.

Se você acredita no nosso trabalho de formiguinha, compartilhe essa matéria. Ajude-nos  a conscientizar a população para a importância da fiscalização.

André Carvalho

André Carvalho

Vereador mais votado do PDT em Pernambuco e militante do PND. Realiza um trabalho de fiscalização e transparência em Vitória de Santo Antão- PE.

Posts Mais Recentes