Vereador denuncia contrato da prefeitura de vitória de santo antão

Na imagem é possível ver a faixada frontal da Prefeitura de Vitória de Santo Antão. Um prédio pintado das cores azul e branco. No meio da imagem, localiza-se a palavra denúncia, escrita em letras maiúsculas.
O Vereador André Carvalho denunciou contratos da Prefeitura da Vitória de Santo Antão com a RJ Cavalcanti em busca de esclarecimentos.

compartilhe

Vereador denuncia contrato da prefeitura da Vitória-PE ao TCE (Tribunal de Contas do Estado). A atuação política de André é fortemente ligada ao papel de fiscalização, não à toa ele analisou o contrato e percebeu que a empresa teria vendido mais de 3.000.000 milhões em materiais didáticos e outros produtos para a Prefeitura da Vitória. Entretanto, algumas possíveis suspeitas nesse contrato chamaram a atenção.

Por que o vereador denunciou o contrato da prefeitura?

A fiscalização e transparência são pontos centrais que baseiam as ações do vereador André Carvalho, dessa forma ele acredita tornar mais difícil a corrupção entre os líderes políticos. Leia essa matéria até o final, o assunto  é de seu interesse, pois estamos falando do dinheiro público.

A denúncia do contrato da prefeitura foi registrada no TCE, uma vez que a situação financeira de um dos sócios da empresa RJ Cavalcanti foi um dos pontos que chamou a atenção do vereador. Para tirar dúvidas e apurar com mais transparência as informações observadas nesse contrato, ele realizou uma análise jurídica e encontrou algumas possíveis incoerências.

O que pode ser irregular no contrato?

Diversos contratos são realizados entre empresas privadas e órgãos públicos sem que a população se dê conta dos detalhes específicos que envolvem essas movimentações. Porém, a transparência é a porta para a informação acerca do dinheiro público. Por isso, foi realizada uma fiscalização no contrato da Prefeitura da Vitória de Santo Antão com a empresa RJ Cavalcanti.

Mais especificamente, André Carvalho, de início, observou dois pontos provavelmente suspeitos. Pontos esses que apontam uma pessoa de posição bastante importante nos contratos da RJ com a Prefeitura: o próprio sócio da empresa. Essa história começa em Vitória, mas não acaba aqui.

É preciso citar o município de Palmares, pois é lá que atua o Procurador Geral citado na acusação: o sócio da empresa RJ Cavalcanti, segundo acusação, teria recebido  um  terreno público em favor do procurador geral do município de Palmares. Para além disso, o Ministério Público também identificou o seguinte: ele chegou a ser motorista da família.

As pessoas envolvidas no contrato da Prefeitura

Voltando um pouco ao passado para melhor entender o presente, relembremos o ano de 2021, onde consta que a RJ Cavalcanti havia vendido um valor que soma em mais de 1.000.000 milhão de reais para a Prefeitura da Vitória de Santo Antão. Até então, só mais um contrato normalmente realizado, até que os detalhes são observados com mais precisão e alguns questionamentos são levantados.

O motivo do estranhamento está em outro ponto: descobre-se que o sócio da empresa, o mesmo acusado de ter recebido terreno público em favor do Procurador Geral do município do Palmares e também ser motorista da família deste, recebia auxílio emergencial no valor de 600,000 reais.

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial foi uma política pública realizada pelo Governo do Brasil, a fim de levar assistência à pessoas de baixa renda. Dito isso, fica a seguinte pergunta: “o sócio de uma empresa que negocia contratos milionários precisaria de Auxílio Emergencial?”.

Outra possível suspeita

No contrato com a Prefeitura consta que o Sócio da empresa mora na rua Fernando Griz, número 22, localizado no município de Palmares. Porém, o fato que levantou mais questionamentos foi o aspecto da casa: simples e humilde. Através do Google Maps  foi possível encontrar uma imagem da residência.

Aparentemente, essas são características de um lar comum.  Entretanto, não é curioso um sócio que realiza contratos somados em 3.000.000 milhões de reais, somente com a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, viver nessa situação?

Denúncia do contrato ao TCE

As possíveis incoerências não param por aí: André notou que a empresa RJ Cavalcanti alterou seu endereço e atualmente realiza suas atividades em Caruaru-PE.  Contudo, a informação encontrada na Receita Federal é ainda mais curiosa: a empresa consta como loja de tintas. Não há nenhum sinal de atividade de venda de material escolar ou de limpeza.

O papel de um vereador é fiscalizar o dinheiro público e mostrar para a população como ele está sendo usado da forma mais transparente possível. Por esse motivo, André Carvalho realizou uma denúncia ao TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) e informou à própria Prefeitura da Vitória de Santo Antão sobre as possíveis irregularidades encontradas no contrato celebrado com a RJ Cavalcanti.

Repercussão sobre o assunto “contrato da prefeitura”

André Carvalho consegue comunicar diversas informações importantes, só que de forma simples, através de seus vídeos publicados no Instagram, Youtube e, também, nas matérias desse site, o qual você está lendo. Os espectadores não só assistem e acompanham o caso, como engajam suas opiniões e críticas ao assunto que está sendo abordado.

“É isso André…Se tivéssemos vereadores em todas prefeituras acompanhando de perto os gastos públicos, […] com certeza teríamos mais eficiência e melhor alocação do dinheiro público. Parabéns pelo trabalho em Vitória…”  Comentou um. Outro espectador reforça esse sentimento de importância quanto à fiscalização que André vem fazendo:

“[…] O povo deveria ter consciência que, o que vc faz, é o que todos os outros vereadores que foram eleitos pelo povo, deveriam fazer e ter a consciência que o prefeito tb é um funcionário do povo! O que ele faz em prol da cidade é um dever dele e não um favor”. Esse é o papel de um vereador. Comente e compartilhe esse conteúdo. Ajude André nesse trabalho de formiguinha.

André Carvalho

André Carvalho

Vereador mais votado do PDT em Pernambuco e militante do PND. Realiza um trabalho de fiscalização e transparência em Vitória de Santo Antão- PE.

Posts Mais Recentes