Em Vitória-PE: crianças estudam dentro de um galpão

Escola abandonada pela Prefeitura em Vitória-PE com parades brancas manchadas com aspecto de abandono.

compartilhe

Moradores da comunidade de Cacimba, em Vitória-PE, denunciam um fato que está entristecendo a população. As crianças de Cacimba estão sendo submetidas à receberem aulas dentro de um galpão. Os moradores estão decepcionados com a gestão que a Prefeitura vem fazendo na educação. André Carvalho entende que a atuação política de um vereador deve fiscalizar casos como esse. Acompanhe!

Ao mesmo tempo em que o calor e a falta d’água atrapalham a aprendizagem dos estudantes dentro do galpão, existe uma escola abandonada na localidade. Escola essa que apresenta sinais claro de negligência e esquecimento por parte de quem deveria garantir sua existência: a Prefeitura da cidade.

Vitória-PE e a educação

Sabemos que a educação é um ponto essencial na transformação de um cidadão. Por meio dela o estudante desenvolve uma consciência de humanidade e ciência do mundo. Mas existe uma responsabilidade que atravessa os muros da escola e requer da cidade um papel de educadora.

É preciso estrutura para fundamentar a qualidade de aprendizado de um estudante. A situação em que estão sendo submetidas as crianças de Cacimba é um grande desafio que impede o desenvolvimento desses alunos. Como projetar um futuro melhor para os estudantes quando os mesmos tem seu acesso à educação sucateado?

Agora veja a contradição: Vitória de Santo Antão é uma cidade que tem como Prefeito um empresário na área da educação. Mas, ao contrário de suas promessas durante campanha, algumas escolas sofrem com falta de estrutura e atenção por parte da Prefeitura. Os moradores de Cacimba mostram decepção em seus depoimentos ao vereador André Carvalho.

Na imagem André Carvalho, homem branco, vestindo camisa azul conversa com morador de Cacimba, homem não branco, vestindo camisa amarela.

Moradores decepcionados com o abandono

Um dos moradores expressou seu desapontamento e explica para André a situação em que as crianças recebem aulas dentro do galpão.

“Nossas crianças, infelizmente, estão estudando numa situação dessa aqui, no galpão, enquanto tem uma escola, ali, André, abandonada. Entra Prefeito, sai Prefeito e não resolve nada. A comunidade de Cacimba já está cansada, André, de ser enganada. Quase que a gente perdia nosso sobrinho, por uma mordida de nova seita. Teve que levar para o hospital, a cara inchou”.

Além da falta de estrutura básica para comportar um sistema de ensino e aprendizagem, o galpão é um risco para esses estudantes. Como foi citado na fala desse cidadão, seu sobrinho sofreu com a picada de um inseto perigoso, o que deixou a criança num estado grave. O sentimento dos moradores é de indignação perante ao visível abandono da escola existente em Cacimba.

“Meu filho chega em casa sem camisa. Porque ele disse: pai, eu não aguento o calor. É muito quente!  Quem chega aqui vê. Agora, enquanto aqui tá quente, o colégio que tá abandonado está com ar, lá, novo. Tá lá, quem chegar lá vê o ar-condicionado. A escola cheia de mato, caindo a escola… E o Prefeito deixa os nossos filhos estudar numa situação dessa, André, a gente pede socorro”.

Os relatos revelam um desabafo de uma comunidade que precisa ser ouvida e cuidada. Cacimba é uma região rural da Vitória-PE e como outras regiões afastadas do centro da cidade, tende a receber menos atenção da gestão pública.  Só para vocês terem uma ideia, essa mesma falta de assistência foi encontrada nas Unidades de Saúde do bairro de Natuba e Lagoa Redonda. Sendo a primeira interditada por não atender as condições básicas de funcionamento.

Fiscalização

O vereador André Carvalho visitou a comunidade de Cacimba, analisou de perto as condições de funcionamento do galpão e conversou com moradores para entender o problema pela raiz. Ele vai entrar com alguns requerimentos e acompanhar a licitação dessa escola. As crianças merecem uma educação digna de qualidade. É um direito básico.

Esse é o trabalho de um vereador, Fiscalizar o uso do dinheiro público e buscar por transparência para a população. É preciso conscientizar as pessoas de que esse trabalho é importante, pois só assim a gente consegue cobrar com mais força por atitudes efetivas da Prefeitura. Acompanhe nosso trabalho de fiscalização. Leia outros posts!

André Carvalho

André Carvalho

Vereador mais votado do PDT em Pernambuco e militante do PND. Realiza um trabalho de fiscalização e transparência em Vitória de Santo Antão- PE.

Posts Mais Recentes